Comércio e Serviços | É grátis! | Shows | Teatro | Atividades Infantis | Dança | Música Clássica | Exposições | Cinema | Contato

Secretaria Municipal da Saúde lança campanha para consumo consciente do sal
Novembro 25, 2011

O Programa de Alimentação e Nutrição Paulistana da Secretaria Municipal da Saúde (SMS) realiza, entre os dias 28 de novembro e 2 de dezembro, uma campanha para  incentivar  o consumo consciente do sal. O evento será no Parque do Ibirapuera, quiosque da saúde (portão 10), das 7h às 11h. A campanha atende a Lei Municipal n°14.960, de 16 de julho de 2009.
Na ocasião, profissionais dos Programas Nutrição Paulistana e Saúde no Esporte distribuirão material educativo e darão orientação à população. O objetivo é alertar as pessoas sobre os problemas que o uso abusivo do sal pode causar à saúde.

O excesso de sal está diretamente associado à hipertensão arterial, doenças cardiovasculares, renais e alguns tipos de câncer. A hipertensão, por exemplo, afeta 32% da população e é a principal causa de morte no Brasil.
Segundo estimativas da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), os brasileiros consomem, em média, 12 gramas de sal por dia, mais que o dobro do recomendado pela Organização Mundial da Saúde (OMS), que é de até cinco gramas diárias (o equivalente a uma colher de chá).
 
Dicas para a redução da ingestão de sal
- Cozinhe com menos sal;
- Retire o saleiro da mesa;
- Coma alimentos e temperos processados com moderação (queijos amarelos, enlatados, sopas de pacote, macarrão instantâneo, linguiça, salsicha e mortadela);
- Use ervas e especiarias como substitutas do sal e temperos prontos (caldos em pó e tabletes).
 
Menos sal, mais sabor. Como utilizar os temperos naturais para deixar suas receitas mais gostosas?
 
- Cebola e alho: crus ou refogados, combinam com todos os pratos do dia a dia;
- Salsinha e cebolinha: básicos, ficam bons com a maioria dos pratos e podem ser combinados com outros temperos;
- Manjericão combina com tomate, molhos, verduras, tortas e saladas;
- Alecrim vai bem com sopas, carnes, peixes, aves, batatas, couve-flor e pães;
- Coentro combina com peixes e abacate;
- Louro é para feijões, sopas de legumes, carnes e molhos a base de tomate.
 
 
Serviço:
Campanha para consumo consciente do sal
Data: 28/11 a 02/12
Hora: das 7h às 11h
Local: Parque do Ibirapuera - Quiosque da Saúde (portão 10, perto da Marquise) 
 
 

Fonte: Assessoria de Comunicação da Secretaria Municipal da Saúde (SMS)


Compartilhe:
Facebook Twitter

Outras notícias

FLIMIS: MIS realiza nova feira literária voltada à promoção de livros que exploram a imagem e o som.
Evento selecionou 75 expositores para a primeira edição, que acontece nos dias 11 e 12 de abril em parceria com a editora Lote 42.

Em abril, programação gratuita do CCBB Educativo – Arte e Cultura terá como inspiração a mostra Atlântico Sertão e o patrimônio do centro de São Paulo.
Dentre os destaques da programação, voltada para toda a família, estão oficinas, contação de histórias, mediação de leituras, estúdio sensorial e ação cênico-musical.

Saia Sambando leva oficina gratuita de canto e rodas de samba para mulheres à Biblioteca Mário de Andrade.
As atividades têm participação da percussionista Dadá Samba e da cantora Roberta Oliveira.

Itaú Cultural recebe temporada do musical Dom Casmurro em retorno aos palcos de São Paulo.
Baseado na obra homônima de Machado de Assis, o espetáculo apresenta, com canções originais, a trama de amor e ciúmes envolvendo os personagens Bentinho, Capitu e Escobar, ambientada no Brasil do século XIX. A temporada marca a volta do musical ao roteiro teatral da cidade, gratuitamente, após estreia em 2024 e temporadas em diferentes teatros na capital e no interior em 2025.

Em abril, Mundo do Circo SP reúne nomes tradicionais do picadeiro, além de premiado espetáculo de malabares.
A programação é gratuita.

+ Mais notícias

Mais Ofertas